domingo, 16 de setembro de 2012

Atividade Educacional

No modulo I do curso do CECIERJ - Curso Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na WEB. Criamos uma atividade Educacional e estamos compartilhando.


I – Tema do Projeto:

Gestão e Estratégias Inovadoras de Negociação

II – Público alvo:

 

Alunos de cursos de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e áreas afins.  


III - Conteúdos:

  • Comportamento do negociador: Táticas de negociação – forças dos envolvidos – fraquezas – ameaças na negociação – oportunidades na negociação.
  • Pré-requisitos para o negociador.
  • Marketing pessoal: venda sua imagem.
  • Dinâmica: negociação vendedor x comprador. Avaliação dos Resultados.
  • As leis fundamentais da Negociação. Condução da negociação – método ganha-ganha.  Os passos do fechamento.
  • CRM S-Mark.

IV – Tempo previsto de duração da atividade:

Quatro semanas, aproximadamente 32 horas. Encontros quinzenais.


V – Objetivos gerais:

Despertar o interesse do aluno em entender o funcionamento e os procedimentos de Gestão e Estratégias Inovadoras de Negociação. Oferecer ao aluno, instrumentos, técnicas e ferramentas para melhoria das negociações e compreender melhor, como a teoria é aplicada nas empresas por meio de vários modelos 

VI - Objetivos de aprendizagem
  • Reconhecer os diferentes tipos de negociações e utilizar a estratégia adequada para cada um;
  • Conhecer o método de negociação de Harvard;
  • Conhecer os principais conceitos que fundamentam uma boa negociação e saber como utilizá-los;
  • Saber como se preparar para uma negociação;
  • Identificar quais são as barreiras para um acordo;
  • Conhecer e saber evitar os principais erros num processo de negociação;
  • Reconhecer a importância de elementos culturais.

 VI - Ferramentas da Web 2.0 utilizadas nesta atividade:
Blogs, Google docs, Twitter e You Tube

VII – Metodologia de aplicações

1º e 2º Semana:
Os alunos deverão realizar uma pesquisa em grupo,  abordando o assunto sobre Negociação Empresarial. Após deverão disponibilizar seus trabalhos no Google docs, onde os grupos poderão sugerir modificações e colocar seus comentários pertinentes ao assunto estudado. Irão trabalhar coletivamente.   

3º e 4º Semana
Os alunos irão selecionar  5(cinco) vídeos no You tube que abordem o tema: Negociações e inovações estratégicas. Após a pesquisa os alunos irão disponibilizar no Twitter para juntos debatermos sobre os mesmos.  
Disponibilizarei alguns artigos/cases para ser estudado em grupo e os trabalhos estarão disponiveis no Google Docs para comentarios.
Apresentação de um seminário. Tema: Marketing Pessoal: Venda sua imagem. Disponibilizaremos o material no blog.   

VIII - Resultado esperado

Despertar no participante maior sensibilidade para escolher táticas mais adequadas para cada tipo de negociação. Além disso, possibilitar ao aluno que identifique as barreiras de um acordo e conheça o método de Harvard.

IX – Avaliação

Assiduidade 1,0
Participação virtual 1,5
Debates 2,0
Estudos de case 3,0
Apresentação do Seminário: 3,5

X - Referências Bibliográficas:

Livros:

BORDIN, Sady Filho, Marketing Pessoal – 100 dicas para valorizar a sua imagem. São Paulo, Editora Athas, 2009.


DANTE, Pinheiro Martinelli, Negociação Empresarial enfoque sistêmico e visão estratégica, São Paulo, Ed. Manole,2002
PACHECO, Frederico R., Negociação Ampla muito além do sim ou não, São Paulo, Smashwords, 2010.  

Sites:
Apostila Negociação Empresarial – Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/16727295/Apostila-Negociacao-Empresarial
Negociação em Harvard. Disponível em: http://negociacaoharvard.wordpress.com/
S- Mark tutorial. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=GI9DUP_K4Rg
Fazendo seu marketing Pessoal Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CnkeGu3jQcc&feature=related
Marketing Pessoal o valor de sua marca! http://www.youtube.com/watch?v=OUD2voOYc_8&feature=related
Alexander Baer: Disponível em:  http://www.alexanderbaer.com.br/
O papel do Líder na inovação do conhecimento: Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=eefL6xQ7DWQ

Vídeos:
Os 7 pecados capitais do negociador
Negociação em vendas: o poder mudou de lado.
  

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